Gradil
O que é, e para que serve?
Março de 2024
Gradil é uma malha metálica constituída pelo cruzamento de barras em forma de xadrez. Este material é facilmente encontrado á entrada de edifícios e garagens, permitindo a passagem de viaturas e pessoas e em simultâneo permitindo o escoamento de águas pluviais e resíduos sólidos de pequena dimensão.
Trata-se de um material com caraterísticas únicas do ponto de vista da durabilidade e resistência mecânica, permitindo o suporte de grandes cargas.
Podemos encontrar no mercado vários tipos de gradil. O mais utilizado é o eletrosoldado, constituído por um cruzamento de barras, denominadas de portantes e varões torcidos, denominados de separadores.
O portante, em barra é como o nome indica, responsável pelo suporte de cargas.
O separador, em varão torcido, é responsável pela fixação e separação das barras portantes para que se mantenham fixas durante o processo de suporte de cargas.
O gradil pode ser produzido com formatos retangulares e redondos de acordo com o projeto a que se destina. Existem várias centenas de referências diferentes com barras de alturas e espessuras diversas para aplicações com necessidades de cargas diferentes.
Existem muitos fabricantes de gradil em todo o mundo, produzindo gradil em formato bidimensional. A Cobermaster, empresa Portuguesa, desenvolveu um sistema inovador de fabrico de gradil em formato tridimensional. O gradil tridimensional permite aplicações muito mais diversificadas uma vez que pode assumir formatos esféricos, côncavos, ondulados e muitos outros.