Gradil na Indústria
Das Energias Renováveis
Junho de 2024
O Gradil é um material cada vez mais utilizado nas mais diversas aplicações. A sua capacidade estrutural, a durabilidade e capacidade de escoamento de líquidos e poeiras conferem a este material caraterísticas únicas e ideais para aplicações na Indústria e Construção.
Uma dessas aplicações é na indústria das energias renováveis, mais propriamente na indústria das torres eólicas.
O gradil é o material utilizado no interior da grande maioria das torres eólicas um pouco por todo o mundo, sendo utilizado como piso dos vários níveis que percorrem desde o chão até ao ponto mais alto das torres.
O gradil é utilizado no interior destas torres precisamente por ser uma material estruturalmente resistente e permitir a ventilação entre todos os níveis das torres, uma vez que permite a passagem de ar entre as quadriculas de barras de aço.
Podem ser utilizados gradis em inox ou com acabamento galvanizado. Normalmente são utilizados nestas torres, gradis galvanizados, uma vez que representam um custo interior ao dos gradis de inox e são possuem igualmente uma boa resistência á corrosão.
A malha normalmente utilizada neste tipo de gradis tem que estar apta para o teste da esfera de 20mm. Possui quadriculas com quadrados de tamanho inferior a 20mm para garantirem que nenhum objeto com as dimensões iguais ou superiores a uma esfera de 20mm possa cair para os pisos inferiores.
Esta é uma medida de segurança para evitar acidentes de trabalho provocados pela queda de objetos pesados sobre os trabalhadores.